Print

Doctors and providers who treat this condition

  

Diabete: Mantendo os seus pés saudáveis

 

Diabete pode danificar os nervos nos seus pés e causar neuropatia. Esta condição faz com que você não sinta ferimentos ou locais doloridos. Diabete também pode alterar o fluxo do sangue, o que pode fazer que pequenos ferimentos, tal como bolhas, tenham problemas de cicatrização. De fato, pequenos ferimentos podem tornar-se em infecções sérias que o mandam para o hospital. Pratique a cautela para proteger seus pés e mantê-los saudáveis. 

Homem sentado na cama examinado a planta do pé com um espelho.

Tome cuidados especiais

  • Examine seus pés diariamente por problemas como irritação, bolhas, rachaduras, pele seca, ou falta de sensação. Use um espelho para examinar as plantas dos seus pés. Ou, peça ajuda;

  • Administre a sua diabete. Monitore e controle o açúcar no seu sangue. Tome todos os seus remédios conforme indicado;

  • Evite andar descalço, mesmo dentro de casa;

  • Lave seus pés com água morna e um sabonete neutro. Seque-os bem, especialmente entre os dedos;

  • Não trate de calos por conta própria. Fale com o seu médico ou podólogo (um médico especialista em pés) se você precisa de ajuda para cortar as unhas dos pés;

  • Use um creme ou loção hidratante se você tem a pele seca, mas não o aplique entre os dedos;

  • Não use almofadas elétricas nos seus pés. Se você sofre de neuropatia, você pode se queimar e não sentir a queimadura;

  • Pare de fumar. O fumo restringe o fluxo de sangue e pode fazer que o processo de cicatrização seja mais difícil;

  • Não use lâminas afiadas para cortar as unhas. Em vez disso, use um cortador de unhas e uma lixa. 

Faça exames regularmente

Problemas nos pés podem se desenvolver rapidamente. Assegure-se de seguir a sua programação de exames da sua equipe médica. Durante consultas, tire os sapatos e meias assim que entrar na sala de examinação. Peça que o seu médico examine os seus pés por quaisquer problemas. Isto facilita a localização e tratamento de pequenas irritações na pele antes que elas piorem. Exames regulares também ajudam a manter um registro do fluxo de sangue e sensação nos seus pés. Se você sofre de neuropatia, pode ser necessário fazer exames com mais frequência.

Use o calçado apropriado

Usar o calçado apropriado é muito importante. Se áreas dos seus pés foram danificadas por pressão excessiva, o seu médico pode recomendar que você troque de sapato. Em alguns casos, evitar saltos altos ou calçados de trabalho apertados pode ser tudo o que é necessário. Ou, o seu médico pode recomendar sapatos especiais ou palmilhas. Estas podem proteger os seus pés e prevenir que irritações existentes fiquem piores. Se você precisa de calçados especiais, pergunte ao seu médico se você qualifica para o programa de sapatos para diabéticos do Medicare.

Assegure-se de que seus sapatos e meias servem bem

Qualquer par de sapatos, novo ou velho, deve ser confortável assim que você os veste. Não deve haver nenhum ponto que aperta ao caminhar. Use o sapato certo para qualquer atividade. Por exemplo, um sapato desportivo é projetado para não ferir os seus quando você corre. Compre sapatos no fim do dia, quando os seus pés estão maiores. Assegure-se de que eles dão apoio sem sentir-se apertados. Assegure-se de que as suas meias servem também. Use meias suaves, sem costuras e bem acolchoadas para atividades. Meias de algodão ou micro fibra são melhores para absorver o suor. Para proteger os seus pés, evite calçados com os dedos ou calcanhar abertos. Se você tem perguntas sobre quais sapatos e meias são melhores, converse com o seu médico.

Faça execício regularmente

Fazer execício regularmente melhora o fluxo de sangue nos pés. Também melhora a força e flexibilidade dos pés. Exercício leve, tal como caminhar ou usar uma bicicleta estacionária, é melhor. Você também pode fazer exercícios especiais para os pés. Mas, converse com o seu médico antes de começar um programa de exercício. Mencione também qualquer exercício que lhe causa dores, irritação na pele ou outros sintomas de problemas.

 

Aviso: Se você tem qualquer tipo de corte na pele do seu pé ou tornozelo, mantenha a área bem limpa. E a seguir, chame o seu médico, especialmente se essa área parece não estar sarando.

 

 
 Visit Other Fairview Sites 
 
 
(c) 2012 Fairview Health Services. All rights reserved.